Este texto traz uma proposta para os educadores de Química realizarem um trabalho com indicadores ácido-base em sala de aula, que aborda o assunto de forma prática e dá enfoque na participação dos alunos.
Vale ressaltar que o objetivo é ensinar os estudantes a reconhecerem um material de caráter ácido ou básico por meio da utilização de substâncias específicas.
Inicialmente, é importante ensinar aos estudantes quais são os indicadores ácido-base que serão utilizados neste trabalho e quais são as cores que cada um apresenta em contato com ácido ou uma base.
A seguir, estão os indicadores sugeridos para serem utilizados nesta proposta de trabalho em sala de aula:
Fenolftaleína: torna-se incolor com ácido e rosa com base;
Vermelho de metila: quando em contato com ácido, fica vermelho; em contato com a base, fica amarelo;
Repolho roxo: em contato com ácido, fica vermelho; com a base, torna-se verde;
Azul de bromofenol: em contato com ácido, fica amarelo; com base, fica violeta.
Segue a proposta de trabalho com diferentes indicadores ácido-base, que deve ser aplicada em grupo para promover maior interação e divisão de tarefas entre os estudantes da turma:
Materiais e reagentes
Béqueres ou copos descartáveis;
Baquetas ou colheres plásticas;
Liquidificador;
Peneira;
Espátula pequena;
Conta-gotas;
Água;
Álcool etílico (adquirido em farmácia ou supermercado);
Fenolftaleína (adquirido em loja especializada em reagentes químicos);
Vermelho de metila (adquirido em loja especializada em reagentes químicos);
Repolho roxo;
Azul de bromofenol (adquirido em loja especializada em reagentes químicos);
Pasta de dente;
Água sanitária;
Vinagre;
Sabão em pó;
Suco concentrado de caju;
Suco de abacaxi em pó.
Essa relação de materiais não é obrigatória. O (a) educador (a) pode trocar um ou vários itens, de acordo com a disponibilidade de materiais e o recurso financeiro.
Procedimentos experimentais
Confira a seguinte lista de procedimentos experimentais para o trabalho com os indicadores ácido-base em sala de aula:
1o passo: Cortar alguns pedaços de repolho roxo e bater no liquidificador com 200 mL de água;
2o passo: Peneirar o suco de repolho roxo e reservá-lo em um recipiente (béquer ou copo descartável). Esse é o indicador de repolho roxo;
3o passo: Em um segundo recipiente, adicione uma pequena quantidade de fenolftaleína e, em seguida, misture com 200 mL de álcool e mexa bem a mistura. Esse é o indicador de fenolftaleína;
4o passo: Em outro recipiente, adicione uma pequena quantidade de vermelho de metila e misture-a com 200 mL de álcool. Mexa bem a mistura, que será o indicador de vermelho de metila;
5o passo: Uma pequena quantidade de azul de bromofenol deve ser colocada em outro recipiente e misturada com 200 mL de álcool. Em seguida, mexa bem. Esse é o indicador de azul de bromofenol;
6o passo: Em quatro copos diferentes, adicione vinagre;
7o passo: Adicione uma pequena quantidade de suco concentrado de caju em um copo. Em seguida, misture-a com 200 mL de água e divida a mistura em quatro copos diferentes;
8o passo: Adicione uma pequena quantidade de suco em pó de abacaxi em um copo. Depois, misture-a com 200 mL de água e divida mistura em quatro copos diferentes;
9o passo: Adicione uma pequena quantidade de sabão em pó em um copo. Em seguida, misture-a com 200 mL de água e divida a mistura em quatro copos diferentes;
10o passo: Adicione água sanitária em quatro copos diferentes;
11o passo: Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente em um copo e misture com 200 mL de água. Divida a mistura em quatro copos diferentes;
12o passo: Por fim, em cada copo com os produtos (sucos, vinagre, pasta de dente, água sanitária e sabão em pó), os estudantes devem pingar 10 gotas de cada um dos indicadores. Em seguida, devem verificar e anotar os resultados.
Análises e discussão
Após a realização de cada um dos procedimentos práticos por parte dos alunos, é interessante que o professor (a) realize uma discussão sobre quais eram os resultados esperados em cada um dos experimentos, para que os alunos possam ter a condição de verificar se realizaram ou não a atividade da forma correta.
É importante que os alunos entreguem ao professor, ao final da aula, os registros verificados durante o trabalho com os indicadores, para uma possível avaliação do que foi anotado.
Avaliação
Como a proposta é um trabalho prático envolvendo os indicadores ácido-base em sala de aula, é primordial que os alunos sejam valorizados pela atividade desenvolvida. Podem ser utilizados como critérios de avaliação:
Envolvimento com a atividade;
Participação durante a execução da atividade;
Registro dos resultados verificados em cada procedimento;
Organização durante os procedimentos;
Cuidados e higiene com os materiais durante os procedimentos.
Por Me. Diogo Lopes Dias