Topo
pesquisar

Aula prática de observação da osmose no ovo descalcificado

Estratégias de Ensino

Para realizar uma boa explicação sobre a osmose e favorecer o aprendizado dos alunos, é possível utilizar um ovo descalcificado para uma demonstração prática.
PUBLICIDADE

A osmose é um processo em que o solvente passa da solução menos concentrada (hipotônica) para a mais concentrada (hipertônica) através de uma membrana semipermeável. Ela pode ser verificada em experiências simples que favorecem o aprendizado e deixam as aulas mais produtivas.

A seguir descreveremos um experimento (a osmose no ovo descalcificado) em que é possível verificar a osmose de maneira bastante simples e com produtos do dia a dia.

Para esse experimento, você precisará de:

  • Dois copos ou outros dois recipientes de vidro transparente (potes de azeitona, por exemplo);

  • Dois ovos com casca que possuam aproximadamente o mesmo tamanho e também a mesma data de validade;

  • Açúcar;

  • Vinagre branco;

  • Água;

  • Papel-alumínio;

  • Barbante;

  • Régua;

  • Caneta.

Como realizar o experimento?

Inicialmente você deve colocar um ovo em cada recipiente de vidro e acrescentar vinagre até que os ovos fiquem completamente cobertos. Cubra o recipiente com papel-alumínio e espere de um dia para o outro. Depois disso, retire os ovos e lave cada um cuidadosamente com água corrente. Nesse ponto, o ovo estará sem casca, ou seja, descalcificado.

Com o ovo lavado, faça a medição do tamanho da circunferência. Para fazer isso, enrole o barbante no meio do ovo e marque com a caneta o ponto onde o barbante encontra-se com a ponta. Feito isso, basta medir com uma régua o barbante da ponta até o ponto da caneta. Anote o resultado dos dois ovos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prepare uma solução supersaturada de açúcar. Para isso, basta colocar água em um recipiente e acrescentar açúcar aos poucos. Quando perceber que é impossível colocar mais açúcar e dissolvê-lo (formação do corpo de fundo), aqueça a solução. É importante não ferver a mistura.

Em um dos recipientes transparentes, coloque um ovo e a solução supersaturada de açúcar. No outro recipiente, coloque o ovo e a água. Tampe os frascos e aguarde 48 horas. Depois disso, faça a medição da circunferência dos ovos novamente. Compare os resultados.

Se possível, pode-se pesar os ovos após a descalcificação e após a imersão em água e na solução saturada.

Quais resultados devo esperar com o experimento?

No final do experimento, espera-se que o ovo colocado na solução saturada esteja menor em virtude da perda de água por osmose. O ovo que estava imerso na água deve estar maior em virtude da entrada da água por osmose.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Para este experimento, você precisará basicamente de água, sal e chuchu
Estratégias de Ensino Osmose no chuchu
A cebola roxa pode ser utilizada nas aulas sobre osmose porque sua pigmentação natural facilita a visualização.
Estratégias de Ensino Observação de osmose em cebola
A osmose ocorre em células animais e células vegetais
Estratégias de Ensino Observando a osmose em batatas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola