Topo
pesquisar

Jogo de tabuleiro na aula de Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

Utilizando um jogo de tabuleiro na aula de matemática, o professor pode trabalhar diversos conteúdos de forma leve e divertida.
PUBLICIDADE

Uma abordagem diferente do contexto da sala de aula é sempre bem-vinda, pois motiva os alunos a participarem mais ativamente. Nossa sugestão de hoje é a utilização de um jogo de tabuleiro na aula de matemática, mas não um tabuleiro comum, e sim um em que os alunos possam ser as peças que se movimentam no jogo. Mas como fazer isso? Não se preocupe, a criação desse tabuleiro pode ser um processo rápido, divertido e que envolve o trabalho do professor e da turma!

Primeiramente o professor deve determinar quantas “casas” terá esse tabuleiro para que possa determinar o material a ser utilizado. Observe que, se a intenção é que os alunos sejam as peças que se movem no jogo, cada casa deverá ter, no mínimo, 30 cm de largura por 20 cm de comprimento. O material utilizado pode ser cartolina, papel cartão ou qualquer outro que a escola possua.

Com as dimensões e o material a ser utilizado definidos, o professor pode dividir certa quantidade de material entre os alunos e pedir que eles façam a decoração de cada “casa”. Assim como em um jogo de tabuleiro qualquer, podem haver os seguintes dizeres nas casas: “volte ao início do jogo”, “fique uma rodada sem jogar”, “pergunta”, entre outros.

Finalizada a confecção das casas do tabuleiro, o professor deve decidir onde será montado o jogo. Se for em um local aberto, o professor deverá providenciar uma fita adesiva para que o tabuleiro fique fixo no chão. Caso não queira que as casas percam a ordem, o professor pode providenciar uma forma de uni-las. Na imagem a seguir, é possível visualizar que cada casa do tabuleiro foi unida por barbante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Casas do tabuleiro unidas por barbante
Casas do tabuleiro unidas por barbante

Uma sugestão para a execução dessa atividade lúdica de matemática é que os alunos joguem em duplas. Para isso, o professor pode unir cada dois alunos com uma tira de tecido ou barbante nos calcanhares. Dessa forma, o jogo torna-se muito mais divertido, além de estimular a atividade em grupo, com a cooperação mútua de cada dupla.

Como o jogo faz parte da aula de matemática, as perguntas estabelecidas devem estar relacionadas com o conteúdo que o professor está trabalhando em sala. Por exemplo, o professor pode utilizar problemas matemáticos, o cálculo de operações ou mesmo expressões numéricas. É importante que os alunos utilizem algum material para fazer os cálculos e registrá-los para posterior avaliação do professor.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Que tal utilizar as crianças como peças de um jogo de tabuleiro em uma aula de Matemática?
Que tal utilizar as crianças como peças de um jogo de tabuleiro em uma aula de Matemática?
Utilize o “tiro ao alvo” em suas aulas de matemática. O jogo pode ser relacionado com diversos conteúdos
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula de Matemática com Tiro ao Alvo
A atividade “Batata Quente” pode ser desenvolvida com qualquer faixa etária e enriquece as aulas de matemática
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso do jogo “Batata Quente” nas aulas de Matemática
Utilize o jogo Adedonha Matemática para introduzir conteúdos de Álgebra
Estratégias de ensino-aprendizagem Adedonha Matemática no ensino de Álgebra
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola