Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Experimento como Demonstração da Chuva Ácida

Acenda um fósforo dentro de um frasco contendo água, amônia e fenolftaleína, tampe e agite o frasco. O dióxido de carbono irá dissolver na água como ocorre na chuva ácida.
A chuva ácida traz grandes prejuízos à natureza e ao próprio ser humano
A chuva ácida traz grandes prejuízos à natureza e ao próprio ser humano
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais de aspecto global com que todos se confrontam. Ela tem causado morte de peixes, destruição de vegetações, contaminação do solo e água e degradação de monumentos artísticos, estruturas metálicas, de prédios, edifícios, pontes e outros, além do surgimento de doenças respiratórias.

Portanto, é um tema de imprescindível importância, que precisa ser mencionado em sala de aula. A química está envolvida nesse processo, pois a chuva ácida ocorre devido à grande quantidade de óxidos ácidos poluentes, que são lançados na atmosfera e, que, posteriormente, reagem com a água da chuva produzindo ácidos.

Os principais óxidos que tornam a chuva ácida são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), que podem vir de diversas fontes, tais como erupções vulcânicas e decomposição de restos de animais e vegetais. No entanto, a concentração desses gases na atmosfera está atingindo níveis alarmantes porque a combustão de uma grande quantidade de combustíveis fósseis libera enxofre na forma de seus óxidos. Por exemplo, os combustíveis fósseis usados em indústrias, como o carvão mineral; e em automóveis, como derivados do petróleo, principalmente o óleo diesel.

O dióxido de enxofre pode reagir com o oxigênio do ar e se transformar no trióxido de enxofre, que se dissolve na água da chuva tornando-se ácido sulfúrico:

S(s) +  O2(g) → SO2(g)

SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)

SO2(g)+  ½ O2(g) → SO3(g)

SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)

O professor de química pode demosntrar esse processo por meio de um experimento bem fácil de se realizar que será abordado a seguir. Esse experimento pode ser usado também para demonstrar o conteúdo de indicadores ácido-base.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Materiais e Reagente:

  • Pote de vidro com tampa;
  • Palitos de fósforo;
  • Fenolftaleína;
  • Água;
  • Hidróxido de sódio (solução de soda cáustica) ou hidróxido de amônio (solução de amônia, amoníaco).
Materiais necessários para o exeperimento de chuva ácida
Fonte: Clip-Art. Materiais necessários para o exeperimento de chuva ácida

Procedimento:

1. Coloque água no pote de vidro até aproximadamente  um quinto da sua altura;

2. Adicione algumas gotas do indicador fenolftaleína;

3. Acrescente algumas gotas de solução de amônia até que a solução mude de cor;

4. Acenda um palito de fósforo dentro do frasco e deixe a cabeça do fósforo queimar toda;

5. Retire rapidamente o palito de fósforo de dentro do frasco e tampe-o;

6. Agite o frasco;

7. Observe o que ocorre.

Resultados e discussão:

O hidróxido de sódio e o hidróxido de amônio são soluções básicas e a fenolftaleína é um indicador ácido-base que fica rosa na presença de uma base.  

A caixa dos palitos de fósforo possui em sua parte extena uma tira em forma de lixa que contém o elemento fósforo. Ao contrário do que muitos pensam, o palito não contém fósforo, mas em sua cabeça temos o enxofre, um agente oxidante e cola. Quando acendemos o fósforo, o agente oxidante inicia a queima do enxofre, que se combina com o oxigênio do ar, produzindo dióxido de enxofre.

Assim como na chuva ácida, esse dióxido de enxofre se dissolve na água, fazendo com que o meio fique ácido. Em meio ácido, a fenolftaleína fica incolor.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos relacionados