Topo
pesquisar

Sugestão de atividade para cálculo de perímetro

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de atividade para o cálculo de perímetro tem o objetivo de contribuir com o ensino desse conteúdo e é voltada para os anos finais do ensino fundamental.
O perímetro do triângulo é a soma das medidas dos seus lados, assim como é feito em qualquer polígono
O perímetro do triângulo é a soma das medidas dos seus lados, assim como é feito em qualquer polígono
PUBLICIDADE

Esta sugestão de aula tem o objetivo de introduzir o conceito de perímetro para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para esta atividade, precisamos de uma ou duas aulas de 50 minutos cada. Os materiais necessários são: papel, barbante, tesoura, compasso, régua e os materiais usuais dos alunos (caderno, lápis etc.).

Primeira etapa da aula

Em um primeiro momento, peça a seus alunos que desenhem cinco figuras geométricas em uma folha de papel: três polígonos, uma circunferência e uma figura geométrica fechada mista formada por uma parte circular, um setor circular, por exemplo.

Em seguida, solicite a seus alunos que usem o barbante para construir o contorno das figuras que eles desenharam. Eles podem usar cola ou fita adesiva para auxiliar nesse processo.

Por fim, utilizando régua ou qualquer outro objeto que pode ser usado para medir comprimentos em centímetros, seus alunos devem obter uma boa aproximação da medida do perímetro das figuras que foram desenhadas.

Segunda etapa da aula

Em um segundo momento, comece as discussões a respeito da ideia de perímetro. Faça com que essa discussão seja iniciada por seus alunos. Se necessário, transforme essa etapa em uma atividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antes de dar muitas informações sobre o perímetro, talvez falando apenas sua definição mais básica, peça a seus alunos para criarem fórmulas que podem ser usadas no cálculo das figuras que eles desenharam.

Proponha também que os alunos discutam, trocando informações a respeito de diferentes polígonos para que eles tenham a oportunidade de criar uma fórmula geral para o cálculo do perímetro.

Depois disso, é chegada a hora de discutir efetivamente a definição de perímetro e de falar sobre o perímetro da circunferência.

Terceira etapa da aula

Proponha a seus alunos discutirem um meio de, dada a fórmula do perímetro dos polígonos e a fórmula do perímetro do círculo, criar um método para calcular o perímetro da figura mista, com partes retas e partes curvas.

Após isso, é o momento de fazer a avaliação da atividade, que pode ser feita por meio das anotações dos alunos, de participação na atividade, do compromisso que cada aluno teve com ela e também por meio de exercícios.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

A pirâmide é uma figura que pode ajudar no ensino do cálculo da semelhança de triângulos
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre semelhança de triângulos
A proporção pode ser observada no peso de líquidos
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre proporções
É proveitoso iniciar o ensino de funções com o uso de uma atividade envolvente
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre funções
Exemplos de pares ordenados e suas localizações no plano cartesiano
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre pares ordenados
Sólidos que podem ser construídos em papel na sugestão de atividade que propomos
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula: sólidos geométricos de papel
Os triângulos, objetos de estudos da Trigonometria, podem ter suas medidas definidas pelas razões trigonométricas
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre razões trigonométricas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola