Esta sugestão de aula visa auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos iniciais de funções. Esta aula é a uma atividade que pode ser realizada em duas etapas, não necessariamente em duas aulas. Dependendo da turma, é possível realizar essas etapas em apenas uma aula, duas aulas ou em até três aulas.
O material necessário para esta aula é barbante, quadro e giz, além dos materiais usuais para anotações dos alunos. Além disso, esta atividade tem duração estimada de duas aulas de 50 minutos cada.
Primeira etapa
Na primeira etapa, o professor divide a sala de aula em dois grupos A e B. Essa divisão pode ser feita da maneira que o professor achar mais conveniente, desde que um dos grupos tenha mais alunos do que o outro. O grupo que possui menos alunos será chamado A.
Em seguida, para cada aluno do grupo A, o professor dará um pedaço de barbante e criará regras para que os alunos do grupo A liguem seus barbantes a alunos do grupo B. Isso significa que dois alunos, um de cada grupo, segurarão uma extremidade desse objeto e, assim, estarão ligados.
Essas regras podem ser, por exemplo, escolher uma pessoa que o aluno considere criativa, ou uma pessoa que o aluno considere responsável, e assim por diante.
Uma vez terminada essa parte, os alunos desfazem as ligações e reiniciam a atividade com uma outra regra qualquer, criada pelo professor. Entretanto, agora, cada aluno do grupo B só poderá ser ligado a uma pessoa do grupo A.
Finalizada essa parte da atividade, sugerimos que o professor “numere” os alunos para as próximas. Isso pode ser feito dando fichas numeradas a eles ou colocando-os em posições numeradas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O professor, nessa etapa, criará regras matemáticas para que os alunos do grupo A liguem-se a alunos do grupo B. Por exemplo, se um aluno está marcado como número 2, e a regra matemática para ligá-lo a um aluno do grupo B é 2x, então ele deve procurar o aluno 4 do grupo B para ligar-se a ele.
A primeira etapa desta atividade é mostrar aos alunos os diferentes tipos de ligações que podem ser estabelecidas entre dois conjuntos distintos de modo prático. Feito isso, partiremos para a formalização da ideia de função baseada nas ligações estabelecidas pelos alunos.
Segunda etapa
Na segunda etapa, sugerimos que o professor formalize o conceito de função apenas colocando sua definição no quadro:
“Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto
a um único elemento de um outro conjunto.”
Proporcione discussões com seus alunos sobre cada um dos elementos dessa definição em paralelo à atividade anterior. Por exemplo: o primeiro conjunto da definição é o conjunto A da atividade, a regra da definição da função é o modo como os alunos escolhiam a quem se ligar na atividade etc.
Não se esqueça de mencionar detalhes importantes como: todos os elementos do primeiro conjunto devem ser relacionados a algum elemento do segundo. Também não se esqueça de fazer esse paralelo já introduzindo as linguagens específicas de funções, como domínio, contradomínio e imagem.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática