Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Sugestão de aula sobre funções

Esta sugestão de aula sobre funções tem o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos iniciais relacionados a funções.
É proveitoso iniciar o ensino de funções com o uso de uma atividade envolvente
É proveitoso iniciar o ensino de funções com o uso de uma atividade envolvente
Crédito: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Esta sugestão de aula visa auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos iniciais de funções. Esta aula é a uma atividade que pode ser realizada em duas etapas, não necessariamente em duas aulas. Dependendo da turma, é possível realizar essas etapas em apenas uma aula, duas aulas ou em até três aulas.

O material necessário para esta aula é barbante, quadro e giz, além dos materiais usuais para anotações dos alunos. Além disso, esta atividade tem duração estimada de duas aulas de 50 minutos cada.

Primeira etapa

Na primeira etapa, o professor divide a sala de aula em dois grupos A e B. Essa divisão pode ser feita da maneira que o professor achar mais conveniente, desde que um dos grupos tenha mais alunos do que o outro. O grupo que possui menos alunos será chamado A.

Em seguida, para cada aluno do grupo A, o professor dará um pedaço de barbante e criará regras para que os alunos do grupo A liguem seus barbantes a alunos do grupo B. Isso significa que dois alunos, um de cada grupo, segurarão uma extremidade desse objeto e, assim, estarão ligados.

Essas regras podem ser, por exemplo, escolher uma pessoa que o aluno considere criativa, ou uma pessoa que o aluno considere responsável, e assim por diante.

Uma vez terminada essa parte, os alunos desfazem as ligações e reiniciam a atividade com uma outra regra qualquer, criada pelo professor. Entretanto, agora, cada aluno do grupo B só poderá ser ligado a uma pessoa do grupo A.

Finalizada essa parte da atividade, sugerimos que o professor “numere” os alunos para as próximas. Isso pode ser feito dando fichas numeradas a eles ou colocando-os em posições numeradas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor, nessa etapa, criará regras matemáticas para que os alunos do grupo A liguem-se a alunos do grupo B. Por exemplo, se um aluno está marcado como número 2, e a regra matemática para ligá-lo a um aluno do grupo B é 2x, então ele deve procurar o aluno 4 do grupo B para ligar-se a ele.

A primeira etapa desta atividade é mostrar aos alunos os diferentes tipos de ligações que podem ser estabelecidas entre dois conjuntos distintos de modo prático. Feito isso, partiremos para a formalização da ideia de função baseada nas ligações estabelecidas pelos alunos.

Segunda etapa

Na segunda etapa, sugerimos que o professor formalize o conceito de função apenas colocando sua definição no quadro:

“Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto

a um único elemento de um outro conjunto.”

Proporcione discussões com seus alunos sobre cada um dos elementos dessa definição em paralelo à atividade anterior. Por exemplo: o primeiro conjunto da definição é o conjunto A da atividade, a regra da definição da função é o modo como os alunos escolhiam a quem se ligar na atividade etc.

Não se esqueça de mencionar detalhes importantes como: todos os elementos do primeiro conjunto devem ser relacionados a algum elemento do segundo. Também não se esqueça de fazer esse paralelo já introduzindo as linguagens específicas de funções, como domínio, contradomínio e imagem.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Artigos relacionados


Estratégias de ensino-aprendizagem

Ensinando frações por meio de situações-problema

Importância do uso das frações.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ensinando o Teorema de Pitágoras

Demonstrando o Teorema de Pitágoras.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Equação Geral da Reta

Demonstrando a Equação Geral da Reta.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Equações Literais do 2º Grau

Aula sobre resolução de equações literais.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Formas de Avaliar o Aluno em Matemática

Utilizando novas metodologias na avaliação dos alunos.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Fórmulas Algébricas no Cotidiano

Fórmulas matemáticas no dia a dia.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Iniciação à matemática

Matemática, Conhecimentos matemáticos, A pré-escola e a matemática, Como ensinar a matemática, Educação matemática, O papel da professora com...

Estratégias de ensino-aprendizagem

Interdisciplinarizando Matemática e Administração Financeira

Relacionando funções matemáticas e Ciências da Administração.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Introdução às Equações Lineares

Formas de Ensino de Equações Lineares.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Jogo: Tangram

tangram, o que é tangram, onde surgiu o tangram, história do tangram, figuras construídas com tangram, Como construir um tangram, construção de...

Estratégias de ensino-aprendizagem

Jogo: capturando poliedro

Como trabalhar os poliedros e suas propriedades.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Jogos de Dados

Jogos de dados no ensino da tabuada.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Jogos: Batalha numérica

Aprenda a ordem numérica brincando.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Noções de Função

Introdução ao estudo das funções.

Estratégias de ensino-aprendizagem

Números Pitagóricos

Como encontrar os números pitagóricos.