A densidade (relação entre massa e volume) de um material é um assunto muito comum, principalmente no Ensino Médio, porém, muitos alunos não conseguem compreendê-la com clareza. Por isso, é interessante que o professor procure estratégias de ensino.
Para determinar a densidade de um material, é necessário realizar a medida da sua massa e do seu volume para, então, aplicar os valores encontrados na expressão abaixo:
d = m
V
Hoje apresentaremos uma proposta pedagógica com a qual os professores de Química poderão realizar uma atividade prática com os alunos, facilitando a compreensão das questões que envolvem densidade. Vamos lá?
Introdução: Determinação da densidade
Inicialmente é interessante que o professor trabalhe com os alunos quais são os passos para determinar a densidade do material. Deve ser explicado que os passos para determinar a densidade dependem do estado físico.
1º Passo: Pesar o material sólido para determinar a sua massa;
2º Passo: Adicionar certo volume de um líquido, no qual o sólido não seja miscível, em uma proveta.
3º Passo: Adicionar o sólido na proveta com o líquido;
4º Passo: Subtrair o volume do líquido determinado no passo 3 pelo volume do líquido determinado no passo 2.
5º Passo: Dividir a massa encontrada no passo 1 pelo volume determinado no passo 4.
1º Passo: Pesar o recipiente graduado (béquer ou proveta) que receberá o líquido;
2º Passo: Medir no recipiente pesado no passo 1 certo volume do líquido;
3º Passo: Pesar o recipiente graduado com o líquido;
4º Passo: Subtrair a massa determinada no passo 3 pela massa determinada no passo 1.
Materiais necessários para a atividade
A quantidade de materiais depende da quantidade de alunos. São eles:
-
Leite integral
-
Leite desnatado
-
Refrigerante tipo cola
-
Refrigerante tipo cola light
-
Suco de uva
-
Suco de uva light
-
Água sanitária
-
Desinfetante
-
Óleo de soja
-
11 potes plásticos de 500 mL
-
5 balanças (pode ser balança de cozinha)
-
Béqueres de plástico ou vidro de 50 mL
-
Provetas de 50 mL
-
Pedras pequenas de tamanhos semelhantes
-
Bolas de gude de tamanhos semelhantes
Organização do espaço
Sugerimos que o professor organize o espaço onde a atividade prática será desenvolvida da seguinte maneira:
-
Adicionar cada um dos líquidos em um pote plástico;
-
Adicionar cada um dos materiais sólidos (pedras e bolas de gude) também em um pote plástico;
-
Colocar os potes plásticos com os materiais, dois a dois, sobre mesas separadas;
-
Distribuir cada uma das balanças em mesas separadas, que não estejam com os potes plásticos;
-
Colocar os béqueres ou as provetas em outra mesa.
OBS.: Posicionar as mesas com os materiais de forma que a circulação dos alunos seja facilitada.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Procedimento prático para os líquidos
Uma dica é que professor divida os alunos em duplas e oriente que cada dupla determine a massa e o volume de cada um dos nove líquidos disponíveis. É importante fixar um tempo para que os alunos cumpram essa tarefa.
Lembre os alunos que eles devem seguir a seguinte orientação:
Procedimento prático para os sólidos
As mesmas duplas que determinaram a massa e o volume dos líquidos também devem determinar dos dois sólidos disponíveis. Para isso, devem seguir a seguinte orientação:
OBS.: É importante fixar um tempo para que os alunos cumpram essa tarefa.
Cálculo da densidade de cada material
Ao final dos procedimentos, cada dupla terá a massa e o volume dos onze materiais disponibilizados para a aula. Em seguida, eles devem aplicar os valores encontrados na expressão abaixo para determinar a densidade dos materiais.
d = m
V
Resultados e discussões
Terminado o procedimento, o professor deve enfatizar que resultados corretos para a determinação das densidades são influenciados pelos seguintes detalhes:
-
Ao subtrair a massa do recipiente com líquido pela massa do recipiente sem nada, estamos determinando a massa do líquido;
-
Ao subtrair o volume do líquido com o sólido pelo volume do líquido sem o sólido, estamos determinando o volume do sólido;
-
Ao analisar o volume do líquido, deve-se respeitar o seu menisco.
Por fim, é interessante que as seguintes propostas sejam realizadas:
1ª) Dar um tempo para que os alunos conversem entre si e verifiquem se as densidades encontradas por eles conferem com as dos outros.
2ª) O professor deve falar em voz alta o valor das densidades de cada um dos materiais utilizados para confrontar o valor encontrado pelos alunos.
3ª) Discutir com os alunos os resultados diferentes e ressaltar a importância de uma medição correta do volume de um material.
4ª) Discutir com os alunos as possíveis causas que podem levar a diferentes valores encontrados para a densidade de um mesmo material.
Avaliação
A sugestão é que a avaliação da atividade aborde os seguintes critérios:
-
Interesse e participação de cada aluno durante a realização da atividade
-
Verificação das anotações de massas e volumes dos materiais pelos alunos
-
Cálculo da densidade de todos os materiais
-
Participação e atenção do aluno durante a discussão dos resultados
Por Me. Diogo Lopes Dias