Topo
pesquisar

Trabalho Docente

Trabalho Docente

O trabalho docente diz respeito às estratégias e ações que os professores adotam a fim de cumprir as expectativas de aprendizagem das instituições formais de ensino.
PUBLICIDADE

O trabalho docente é bastante amplo. Entre suas principais atribuições, está a formação de cidadãos e também a formação para o mercado de trabalho. A escola e os saberes são dinâmicos, e, por isso, cabe aos professores a constante reavaliação do processo de ensino e aprendizagem. Aos docentes cabe também o papel de agentes transformadores da realidade, bem como o de organizadores do trabalho escolar. O trabalho docente implica diretamente a socialização do conhecimento, a formação ética dos discentes e a superação das dificuldades inerentes à profissão.

Importância do trabalho docente

O professor é a figura mais importante de todo o processo educativo. O trabalho docente é validado por sua importância social: cabe aos docentes a formação ética, profissional e cultural dos cidadãos. A socialização dos conhecimentos permite que as artes, tecnologias e novos conhecimentos, construídos e acumulados pela sociedade moderna, continuem a evoluir, perpassando as gerações seguintes. Já as mudanças de valores éticos e sociais, como aquelas observadas em sociedades altamente desenvolvidas, ocorrem graças ao fortalecimento da educação básica. Esta, quando feita com seriedade e dedicação por parte de todos os envolvidos no processo, tem poder transformador, sendo capaz de mudar os paradigmas de toda uma nação.

Papel do trabalho docente no contexto escolar

Entre os diversos papéis executados pelos docentes no contexto escolar, podemos ressaltar alguns deles. Confira:

  • Planejamento, escolha e execução de ações educativas, como: produção ou escolha de material didático, planejamento de aulas, elaboração de atividades, elaboração e aplicação de avaliações, planejamento de cronogramas etc.;

  • Discussão e proposição de currículos relevantes para a formação de cidadãos críticos junto ao corpo docente e à comunidade escolar;

  • Levantamento e interpretação de dados e informações relevantes à comunidade escolar;

  • Definição e execução de estratégias que atendam os objetivos constantes no currículo dos estudantes;

  • Planejamento e elaboração de atividades formativas e avaliativas condizentes com o plano político pedagógico das escolas;

  • Participação de reuniões pedagógicas, conselhos escolares, atividades cívicas, intervenções científicas e culturais, entre outros compromissos.

Em síntese, todos os deveres do professor devem remeter à orientação da aprendizagem dos alunos, ao planejamento das atividades escolares, ao aprimoramento da qualidade do ensino e à integração entre a escola e a comunidade.

Desafios para a educação

Investimento: Talvez o maior desafio da educação seja aquele relacionado aos investimentos destinados às escolas, onde se observa a falta de recursos básicos. Poucos computadores e materiais didáticos, falta de bibliotecas, salas de aulas superlotadas e estruturas escolares precárias dificultam o processo de ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

Acesso e acessibilidade: O acesso à educação básica ainda não é garantido a 100% das crianças e adolescentes, e as comunidades que são instaladas em locais afastados ou de difícil acesso são as que mais sofrem com isso. Além disso, é papel da escola adaptar-se, promovendo políticas e ações mais inclusivas que visem à recepção de alunos com deficiências motoras e cognitivas.

Formação de professores: O desafio da formação de professores é muito grande: cada vez menos profissionais formam-se na área da Educação, e menos ainda são aqueles que conseguem, face às dificuldades de sua profissão, continuar os seus estudos, especializando-se para atender melhor as demandas da educação no Brasil.

Novas tecnologias: Além desses, um dos grandes desafios para a educação no século XXI é o da adaptação às novas formas de tecnologia. Nesse novo contexto, os docentes precisam entender que são necessárias mudanças no modelo tradicional de ensino. O crescente avanço das tecnologias de telecomunicação juntamente à popularização dos smartphones têm nos bombardeado com enormes quantidades de informação, muitas vezes errôneas. Esses artigos, notícias, ou reportagens trazem consigo pouco conteúdo relevante, carecem de fontes confiáveis e são cada vez mais divulgados por meio de redes sociais e softwares de mensagens. Nesse sentido, é papel dos professores alertar, elucidar e ensinar os seus alunos a buscarem informações confiáveis e também a interpretá-las corretamente, segundo os conhecimentos relativos à área de formação de cada docente.

Confira alguns artigos que abordam alguns aspectos do trabalho docente:


Por Me. Rafael Helerbrock

O trabalho docente é amplo e envolve diversas estratégias.
O trabalho docente é amplo e envolve diversas estratégias.

Artigos de Trabalho Docente

PUBLICIDADE

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A qualidade da educação brasileira

A taxonomia e os objetivos educacionais

Atividades Integradoras – PROJOVEM

Brainstorming como Exercício de Criatividade

Consciência Histórica: uma nova preocupação da Didática da História

Construção de projetos em relação democrática

Currículo, movimento, percurso, caminho da vida

Educação: Arte, Política e Conhecimento?

Escrever ou desenhar com luz

Etnomatemática , abordagem histórico-cultural da matemática

Histórias em quadrinhos e os Parâmetros Curriculares Nacionais

Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

Mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem.

O diário reflexivo na prática pedagógica

O jogo de dominó como comunicação e construção compartilhadas

O número imaginário i

O papel das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizagem

O princípio da interdisciplinaridade da transversalidade

Os Dois Brasis e a Exclusão Social

Os estudos culturais na educação física brasileira

Planejamento com principal ferramenta educativa

Projeto Pedagógico e Inovação Emancipatória

Tematização - Trabalhando com Projetos

Transversalidade: Uma Tendência no Ensino de Matemática

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola